segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

União Europeia planeja ato contra decisão brasileira pró-Battisti

Países da União Europeia articulam um ato de solidariedade à Itália pela decisão do Brasil de negar a extradição do terrorista Cesare Battisti e mantê-lo como imigrante no país. A tensão deixaria de ser apenas com um país para ser com a Europa.

Esses países aguardam a evolução dos entendimentos entre Roma e Brasília antes de agir, conforme a Folha apurou ontem com embaixadores que estiveram na posse do ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota.
A questão foi discutida informalmente por um grupo de embaixadores europeus durante a cerimônia, como os da Espanha, Ricardo Peidró, de Portugal, João Salgueiro, e do Reino Unido, Alan Charlton.

A poucos passos deles, estava o embaixador da Itália, Gherardo La Francesca, que foi chamado a Roma para consultas depois do ato de Lula, mas adiou a volta para ontem à noite e participou da posse da presidente Dilma Rousseff e da transmissão de cargo no Itamaraty.

La Francesca dizia que as conversas entre Itália e Brasil "estão indo muito bem". Ele chega hoje a Roma e terá reuniões de trabalho na chancelaria italiana para transmitir suas impressões e ouvir orientações. Também pretende se encontrar com o embaixador brasileiro no país, José Viegas.

O que mobiliza a Europa não é a decisão em si, mas o descumprimento de um acordo prévio entre os governos italiano e brasileiro para que a decisão do ex-presidente Lula não questionasse o Estado de Direito e as instituições da Itália.

O acordo foi intermediado por Viegas diretamente com o próprio Lula. Apesar disso, o então presidente na última hora se baseou num parecer da AGU (Advocacia-Geral da União) dizendo que Battisti poderia ser "submetido a agravamento de sua situação" em seu país.

Como retaliação, o Parlamento italiano poderá negar a aprovação de um acordo de cooperação militar com o Brasil para a construção de navios e fragatas.

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse ontem que Lula agiu em "consonância" com a decisão do Supremo Tribunal Federal e que não teme retaliações.

Patriota e o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disseram que a presença do embaixador italiano na posse demonstra que não há crise.

Um comentário:

  1. É incrível como tudo que é errado sempre desponta no Brasil. Com certeza, não tinha lugar melhor pro cara se refugiar do que aqui, visto que até muitas autoridades toleram criminosos sem escrúpulo algum.

    ResponderExcluir

Não deixe de participar! Deixe aqui seu opinião!!