quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Acesso ao sigilo de telefone é alvo de investigação da Procuradoria

O MPF (Ministério Público Federal) do Distrito Federal estuda abrir uma investigação para apurar se a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tem como preservar o sigilo telefônico caso venha a ter acesso remoto às centrais das operadoras, informa reportagem de Julio Wiziack para a Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Ontem, a Folha revelou que a Anatel já comprou, por R$ 970 mil, equipamentos para acessar as centrais de chamadas e o cadastro de clientes de operadoras de celular em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Por meio de sua assessoria, o MPF informa que não vê restrições para que a Anatel exerça essa função. Mas ela teria de demonstrar ter condições técnicas para evitar vazamento desses dados.

Um comentário:

  1. Segundo a Anatel, não haveria quebra de sigilo, porque é apenas com o consentimento do usuário que eles podem liberar o conteúdo da gravação telefônica. A investigação acima tem mais do que razão pra existir. O sigilo e a privacidade da informação é direito constitucional.


    Você acha que a Anatel tem o direito de quebrar o sigilo telefônico? Dê sua opinião.

    ResponderExcluir

Não deixe de participar! Deixe aqui seu opinião!!