quinta-feira, 10 de março de 2011

Você está em Economia Início do conteúdo Copom vê inflação alta até 3º trimestre

SÃO PAULO - O cenário prospectivo para a inflação não evoluiu favoravelmente desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, e a inflação acumulada em 12 meses só deve começar a arrefecer a partir do quarto trimestre, afirmou a ata do último encontro do comitê.

O Copom afirmou, porém, que o nível de incerteza está acima do usual, com "riscos elevados" para o cenário em que a inflação convirja para a meta. Na reunião, o BC elevou a Selic em 0,5 ponto percentual, a 11,75%.

Em relação às premissas que o Banco Central trabalha em sua avaliação do curso para a política monetária, o Copom destacou que, desde a última reunião "importantes decisões fiscais foram tomadas e executadas que apoiam a visão que, no início deste ano, teve início um processo de consolidação fiscal".

O Copom também deixou claro um cenário alternativo, "a projeção de inflação se encontra acima da meta em 2011 e ligeiramente abaixo em 2012".

"Ao se considerar esse cenário alternativo e as perspectivas de desaceleração da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, entre outros fatores, a eventual introdução de ações macroprudenciais pode ensejar oportunidades para que a estratégia de política monetária seja reavaliada", afirmou o Copom.

0 comentários:

Postar um comentário

Não deixe de participar! Deixe aqui seu opinião!!