sábado, 12 de fevereiro de 2011

Mundo árabe sob a tensão de um efeito dominó;Iêmen também pede renúncia do presidente

A renúncia do presidente do Egito, Hosni Mubarak, representa o fim de um regime forte e ditatorial, mas que garantia grande parte da estabilidade do conturbado Oriente Médio. Com a queda de Mubarak nesta sexta-feira, abre-se um período de incertezas para a região. Outros países, como Síria, Argélia, Jordânia, Marrocos, podem aderir ao levante em efeito dominó já iniciado na Tunísia. "São países com governo forte, ditatorial e centrado no Exército. Esse modelo está em crise de legitimidade”, diz Edgard Leite, especialista em Oriente Médio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O levante da sociedade civil egípcia ratifica a insatisfação que começou na Tunísia, país que esteve mergulhado em protestos no último mês. Diante da impossibilidade de participar da vida política do país e sofrendo com os problemas de corrupção, pobreza e desemprego, a população se organizou e foi às ruas pedindo o fim deste padrão de governo.

Ibrahim Moheildeen, chefe do setor da América na Liga Árabe, ouvia a população gritar “Liberdade, liberdade!” nas ruas do Cairo enquanto conversava com a reportagem do site de VEJA. Ele falou sob condição de cidadão egípcio, não sendo a opinião dele necessariamente o que expressa a organização. Moheildeen acredita que cada país tem sua própria dinâmica, mas afirma que o que aconteceu nesta sexta-feira ainda será visto em muitos lugares. “A Tunísia foi o primeiro passo. Tenho certeza que muitas pessoas estão assistindo à televisão, vendo o que está acontecendo no Egito e se perguntando quando isso acontecerá com eles”, afirma.

Se, por um lado, a população alcança seus direitos democráticos, por outro, a situação de instabilidade se complica. “Há aqueles que vêem isso com muito otimismo, porque a forma como a sociedade civil se posicionou e não pode ser calada foi importante para redundar em uma democracia egípcia. Mas há os que vêem com preocupação, já que o fim de um regime forte no Egito pode complicar a situação de instabilidade no Oriente Médio", avalia.

Moheildeen acredita que independente do rumo que a oposição ou um novo regime dê ao país, as pessoas terem saído às ruas e conseguido o que pleiteavam já é motivo de comemoração. “Essa revolução foi feita pelo povo, não há líderes. Os egípcios escolheram a democracia e, definitivamente, o impacto disso em muitos outros países que ainda não a alcançaram será imenso”. Nas relações comerciais, sociais e diplomáticas ele também vê avanços. “Acho que agora haverá mais respeito dos outros países, haverá uma nova visão sobre o Egito porque escolhemos um modelo democrático”, diz.

EUA e Israel – Enquanto o modelo democrático de fato não chega, duas questões importantes não só para o Egito, mas para os países da região, podem determinar o futuro de muitos. São os acordos que o Egito mantém com Estados Unidos e Israel. Nesse sentido, é provável que o regime fixado por Mubarak ainda sobreviva. “Não será como foi até agora, mas vai sobreviver”, aposta Leite.

Isso porque, à parte da controversa Irmandade Muçulmana – maior e mais antiga organização islâmica do país –, a oposição sabe que a vida financeira do Egito está atrelada ao apoio dos Estados Unidos através do acordo comercial. E também sabe que uma indisposição com Israel seria suicida. “A aliança entre Egito e Israel é estabilizadora da região, e Mubarak foi sempre seu fiador. Mas é um acordo de sistemas, não de pessoas. Não creio que haja ruptura. Isso explodiria o Oriente Médio, poderia conduzir a uma nova guerra entre os dois”, diz Leite. "De todo modo, por algum tempo os riscos de uma mudança radical vão continuar assombrando o horizonte.”

Após Egito, iemenitas voltam às ruas para exigir renúncia

Milhares de pessoas foram neste sábado às ruas da capital do Iêmen, Sanaa, exigindo que o presidente do país, Ali Abdullah Saleh, deixe o cargo, em mais um ato inspirado pela onda de protestos que derrubou o governo do Egito.

Os ativistas, que pediam uma revolução no país árabe, chegaram a entrar em confronto com um grupo favorável ao presidente, em frente à Universidade de Sanaa. Há relatos de que as forças de segurança também se envolveram no enfrentamento.

No último dia 2, Ali Abdullah Saleh --que está no poder do Iêmen unificado desde 1990-- afirmou que não irá tentar estender o seu mandato, que termina em 2013, em meio aos protestos pró-democracia no mundo árabe.

Mesmo assim, um dia depois, mais de 20 mil manifestantes foram às ruas de Sanaa pedindo a renúncia imediata do presidente.

Em janeiro, Saleh propôs uma emenda constitucional que permitiria sua reeleição no pleito previsto para 2013. Isto deu início a uma onda de manifestações, exigindo um governo mais democrático e reformas que melhorem a situação econômica do país.

O governo de Saleh enfrenta acusações de corrupção e de concentração de poder em torno de seu clã. O partido governista, o Congresso Geral do Povo, tem ampla maioria no Parlamento.

ALIADO OCIDENTAL

Ali Abdullah Saleh assumiu a Presidência da República Árabe do Iêmen (ou Iêmen do Norte) em 1978, por meio de um golpe militar. Em 1990, ele tornou-se presidente da nova república, criada a partir a fusão entre os Iêmens do Norte e do Sul.

Saleh colaborou com os Estados Unidos na chamada guerra ao terror, durante o mandato de George W. Bush. A grande presença de militantes da rede Al Qaeda, que ameaça frequentemente o regime, é uma das maiores preocupações do governo.

As duas eleições que Saleh venceu --em 1999 e 2006-- foram marcadas por acusações de fraude por parte da oposição.

Um comentário:

  1. A Argélia (África) também aderiu à onda que aliás, foi iniciada pela Tunísia (e não pelo Egito) faz poucos meses. O Iêmen emplacou no mesmo caminho. Será o fim dos ditadores da Arábia?

    ResponderExcluir

Não deixe de participar! Deixe aqui seu opinião!!